top of page

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica

Objetivos:

- Discutir concepções da Educação Ambiental crítica em sala de aula;

- Estimular a divulgação de práticas voltadas para a transformação social no que se refere à educação ambiental crítica, centradas na reflexão e na construção de conhecimentos integrados;

- Compreender a importância histórica e cultural do cinema como forma de arte.

 

Número de aulas: oito a dez de cinquenta minutos cada.

 

Recursos utilizados: celulares com câmera, projetor e computador com editor de vídeo.

 

Ano de escolaridade: oitavo ou nono anos do ensino fundamental.

 

Avaliação: análise do vídeo produzido

 

Procedimentos:

a) Orientação inicial e questionários.

Os estudantes são informados sobre o projeto e preenchem dois questionários: um que caracteriza brevemente seus hábitos e conhecimentos sobre cinema, vídeo e comunicação em geral (APÊNDICE A); e outro sobre educação ambiental (APÊNDICE B).

 

b) Estudos de recepção de curtas escolhidos de acordo com as necessidades da comunidade escolar. Após a exibição, os alunos preenchem o questionário (APÊNDICE C) sobre as impressões gerais por eles tidas sobre a obra cinematográfica e realizam um debate junto ao professor, buscando refletir coletivamente sobre o que foi apresentado.

 

c) Oficinas de produção de roteiros e de curtas.

São repassados aos alunos alguns conceitos básicos de tais atividades, baseados em bibliografia específica. As oficinas utilizadas na pesquisa estão disponibilizadas nos endereços eletrônicos: https://youtu.be/9fMY1VTI8Cw e https://youtu.be/MkBgAyuSifg.

 

 

d) Escolha do tema e elaboração de pré-roteiros.

Com o auxílio do professor-orientador, os alunos definem em grupos os assuntos a serem abordados em seus pré-roteiros (APÊNDICE D).  Tais assuntos apresentam cunho socioambiental e foram diretamente relacionados a problemas de ordem ambiental da própria região.

 

e)  Escolha de roteiro único o coletivo e organização dos grupos de filmagem

O professor-orientador solicita que a turma produza um único roteiro (APÊNDICE E), com base nos melhores pré-roteiros, pensando nas informações básicas para produzir um vídeo, ou seja, qual a história a ser contada, quem comporia o público alvo, onde e quando se daria a história e quem seriam, caso existam, os personagens.

 

f) Produção e edição do vídeo.

Como última etapa, com o roteiro a ser produzido escolhido, verifica-se a disponibilidade de todos os materiais, assim como os equipamentos utilizados para captura de imagem e áudio. Em seguida, passa-se à etapa de gravação, livre e espontânea, e, por último, à finalização do vídeo com a edição. 

 

g) Mostra do curta produzido.

Etapa realizada junto à comunidade escolar, seguida de ampla discussão. O vídeo pode ser divulgado em um blog ou sites como o YOU TUBE.

 

 

Fonte: Google Imagens

bottom of page